sábado, 24 de dezembro de 2016

Terceiro e último dia da FliGuamá(Ourém/PA): encantados, amados, todos!

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, multidão e atividades ao ar livre

Muitas brincadeiras tradicionais, leituras, pinturas e contação de afro-histórias às margens do Igarapé Cafiteua, que banha a Pousada Luar Lindo, em Ourém, nordeste do Pará, para celebrar o último dia da Festa da Leitura Infantil do Rio Guamá-FliGuamá. As crianças não pouparam energia para aproveitar as diversas atividades lúdicas promovidas pelos voluntários.


FliGuamá 2016

Brincadeiras tradicionais
Estátua, boca de forno, dança do balão, carrinho de mão, cabo de guerra, galinha gorda(bombom para o alto) e diversas outras brincadeiras tradicionais animaram a criançada, organizadas por Kate Titan, Caio Cezar Soares, Tâmara Corrêa Matos e Tio Palhaço Ribeirinho.

FliGuamá 2016
Pintação
As crianças também pintaram o sete à beira do Igarapé. Desenharam à vontade, pintaram e até fizeram cartazes para celebrar a FliGuamá. Rita De Cacia Amorim e Tio Palhaço Ribeirinho incentivaram a criançada!

FliGuamá 2016

Leituras dos livros, gibis e cordéis
A Barca das Letras ficou os três dias montada no coreto no centro da Pousada Luar Lindo. Lá as crianças puderam ler à vontade, sentadas, deitadas e até em pé. Também puderam ouvir as histórias dos livros contadas e lidas pela professora Luciane Vasques e também pela nossa queirida Palhaça Zitinha, personagem da nossa voluntária fiel a Lú Maués, que montou um cantinho dentro da Barca
Das Letras ancorada mais à frente.


FliGuamá 2016
Contação de Afro-histórias
Todas as crianças vieram no cortejo até a beira do igarapé Cafiteua para ouvir as afro-histórias contadas com muita inspiração, tambores e berimbau, pelas voluntárias Janete Borges e Kelem Ferro.

FliGuamá 2016
Pinturas corporais indígenas
Os Tembé continuaram a pintar os corpos das crianças e voluntários com muito carinho e atenção. As filas sempre gigantescas!

FliGuamá 2016

Roda de doação de livros, gibis e guloseimas
Todas as crianças ganharam livros ao final para levar para casa. Também ganharam bombom, pirulito, balão e peteca.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé, árvore, céu, shorts, atividades ao ar livre e natureza
FliGuamá 2016

E para encerrar a I FliGuamá, os parentes indígenas Tembé chamaram todos para dançar e celebrar em roda o sucesso do encontro que celebrou o amor à leitura, a amizade fraterna destes seis anos que a Barca das Letras e a Funcartemm circulam pelas comunidades que vivem às margens do Rio Guamá, representadas no evento pelas Aldeias Itaputyr e Tawari Tembé, Fazenda Santo Antonio, Riacho, Boi Bumbá Lapichinha e Quilombo Mocambo e os muitos voluntários da Barca das Letras. Almas fraternamente abraçadas, todos seguiram seus caminhos de volta pra suas casas, com muita alegria e amorosidade nos corações e com muitos livros e gibis para ler em casa, na escola, debaixo das árvores, na beira do Rio Guamá .

Restou-nos a certeza de que todos partilhamos solidariamente o máximo uns com os outros: saberes, fazeres, dizeres, leituras, poesias, histórias, amorosidades fraternas. Que venha a próxima FliGuamá!

Precisamos agradecer ternamente a todos que proporcionaram esse momento único e lúdico, pleno de amorosidades e encantamentos, de cultura viva comunitária em prol da infância de nossas amadas crianças que vivem em harmonia com a natureza, em suas comunidades originárias/tradicionais.

Gratidão:
- todas as crianças presentes;
- todos os pais, parentes, professores das comunidades presentes;
- articuladores e lideranças de cada comunidade;
- voluntários que se deslocaram de Ourém, Belém, Ananindeua, Capanema, São Caetano de Odivelas todos no Pará, Macapá(PA), Brasília(DF) e Portugal;
- fotógrafos que registraram com diversos olhares a FliGuamá(Kate Titan, Valério, Janete Borges, Jade Borges, Caio Cesar, Jonas Banhos);
- doadores de livros da Empresa Brasil de Comunicação(EBC);
- doadores de recursos financeiros de Belém, Brasília, Chapada dos Veadeiros(GO) e SP;
- Prefeitura Municipal de Ourém, na pessoa do Prefeito Junhão;
- Escola Familiar Rural 25 de Julho de Ourém;
- Escola Estadual Maria do Socorro Rocha;
- Pousada Ecológica Luar Lindo.

A FliGuamá foi um fraterno abraço n'alma! Em 2017 a FliGuamá volta com sua segunda edição, no segundo fim de semana de dezembro. Todos já estão convidados!

A Barca das Letras e a Funcartemm agradecem a participação e o apio de todos!!!
Valeu meu povo!

Feliz Natal a todos!
Boas Festas!
Boas leituras!

Todas as fotos disponíveis em:
https://www.flickr.com/…/mochileirot…/sets/72157677813411245

Abraços fraternos,

Jonas Banhos
Coordenador da FliGuamá/Barca das Letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário